domingo, 23 de fevereiro de 2014

Nazismo relembrado em partida de futebol

Sempre que assistimos filmes, documentários, ou mesmo visualizando fotos relacionadas à Segunda Guerra Mundial, em algum momento aparecem ações que ficaram na História. Uma delas é a saudação nazista, também conhecida como a saudação de Hitler, que muitas vezes era acompanhada de slogans.


                           

Essa saudação, chamada “Deutscher Grub” (saudação alemã), muito conhecida na Alemanha Nazista, foi inspirada em saudação romana e ganhou visibilidade com a ascensão do Nazismo, simbolizando a lealdade e culto ao líder de Adolf Hitler. Basicamente consiste em esticar o braço direito para frente com a palma para baixo pronunciando “Heil Hitler” que significa “Salve Hitler” e representou os momentos mais cruéis da Segunda Guerra Mundial.

Recentemente, em novembro de 2013, o zagueiro Josip Simunic da seleção da Croácia, ao comemorar a vitória de 2 a 0 sobre a seleção da Islândia, tomou o microfone e entoou repetidas vezes um slogan nazista. Imediatamente o comitê Disciplinar da FIFA fez seu pronunciamento julgando a saudação discriminatória e ofensiva à dignidade de várias pessoas no que diz respeito à religião ou nacionalidade de origem e determinou a punição de suspensão do jogador nos próximos dez jogos da seleção croata, o que inclui os jogos da Copa do Mundo deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário